sexta-feira, 22 de setembro de 2017

GOVERNANDO PARA TODOS EM SFI: "Nuprapac promove evento de conscientização pelo Dia de Combate ao Fumo!"


               O Núcleo de Prevenção e Apoio aos Pacientes com Câncer e Familiares (Nuprapac), em São Francisco de Itabapoana (SFI), promoveu na manhã de sábado (9/9/17) um evento para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto. A ação teve a presença da prefeita Francimara , secretários municipais, outros integrantes do Governo, vereadores e moradores do município.
              Concentrados na Praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade, os presentes tiveram aula de alongamento com a professora Leandra Costa, ao som do Grupo Art Lata, da Secretaria do Trabalho, Assistência e Promoção Social. Houve distribuição de frutas (banana e maçã) e de água gelada.
              Francimara, que participou ativamente das atividades físicas, destacou a importância da conscientização. “Tenho muito orgulho deste projeto. Eu tive câncer e ainda estou fazendo radioterapia, um tratamento logo e doloroso, mas necessário. É importante conscientizarmos as pessoas sobre esta doença e a prevenção ainda é o melhor remédio. As mulheres e os homens precisam fazer seus exames preventivos para cuidar melhor da saúde. Gostaria de agradecer a todos, que direta ou indiretamente ajudaram na realização deste evento”, ressaltou a prefeita.

A responsável pelo Nuprapac, a médica oncologista clínica Elizabeth Uhl, fez coro com a prefeita. “O tabagismo é considerado uma epidemia, um problema de saúde pública, não só no Brasil, mas em todo o mundo. É bom lembrar que ele está relacionado a mais de 50 tipos de doenças, entre elas o infarto agudo do miocárdio e o derrame (Acidente Vascular Cerebral – AVC), e a 30% dos tipos de câncer. No país, anualmente morrem em torno de 160 mil pessoas em decorrência do tabagismo, sendo a maior causa de morte precoce evitável no Brasil”, revelou.

A oncologista alertou ainda para outros fatores, além do fumo, que aumentam o risco de câncer. “Podemos citar o sedentarismo e a obesidade, esta última relacionada a 34% dos tipos de câncer. Vamos realizar outros eventos de conscientização através do Nuprapac para falarmos novamente sobre o tabagismo, sedentarismo, obesidade, dieta, entre outros temas importantes de prevenção”, destacou Elizabeth.

Logo depois, todos saíram em caminhada pela Avenida Vereador Edenites da Silva Viana até a sede do Nuprapac, retornando à Praça da Igreja Matriz. Durante o trajeto foram distribuídos folhetos educativos alertando para os malefícios do fumo.

Nuprapac – O núcleo está instalado na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, nº 180, próximo à Enel (antiga Ampla), no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma médica oncológica, enfermeira, assistente social e uma secretária.

O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, trabalha em conjunto com a rede de saúde e o setor de Regulação do município. Depois de serem encaminhados pelo médico, os pacientes são avaliados e caso seja diagnosticado o câncer, o Nuprapac toma as medidas necessárias. Quem estiver em tratamento e desejar tirar dúvida também pode procurar o núcleo.

FOTOS REGISTRADAS PELO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO:












































































































































GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: