domingo, 25 de março de 2018

MARCILENE NUNES = "Encontro dos Órgãos de Controle Interno: proposta de núcleos regionais!"




O evento, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), Ministério Público de Contas (MPC) e Prefeitura de Campos, tem como principal objetivo, debater a melhoria dos trabalhos de controle interno dos municípios.

Representantes de 20 municípios de todas as regiões do estado participaram, na manhã desta sexta-feira (23/03/2018), no auditório da prefeitura, da abertura do 10º Encontro dos Órgãos de Controle Interno do Estado do Rio de Janeiro. O evento, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), Ministério Público de Contas (MPC) e Prefeitura de Campos, tem como principal objetivo, debater a melhoria dos trabalhos de controle interno dos municípios.



O evento, em que a vice-prefeita Conceição SantAnna participou, é realizado no município pela primeira vez. Na abertura, a secretária da Transparência e Controle de Campos, Marcilene Daflon, destacou a importância da integração das Controladorias municipais para a melhoria nos trabalhos na administração das prefeituras.

— As Controladorias dos municípios têm, hoje, algumas das missões mais difíceis dentro da administração municipal, especialmente em períodos de crise. Trabalha com as demais secretarias, mas sem interferência. Por isso é importante essa troca de experiência, que pode colaborar na melhoria de nosso trabalho — afirmou Marcilene Daflon.



A secretária de Controle Interno de Piraí, no Sul do Estado, Lenilda Braga, também destacou a importância da ajuda mútua. Opinião compartilhada pela controladora do município do Rio de Janeiro, Márcia Andreia Peres, que apresentou sugestões para unir as controladorias, como a criação do Conselho Estadual dos Órgãos de Controle Interno (CONECIN).

— Uma das sugestões é criarmos núcleos regionais para coordenar essas atividades. Sabemos que no início o Conselho não terá representantes dos 92 municípios, mas eles irão entrando aos poucos — afirmou Andréia, após um relato das principais propostas debatidas desde o primeiro encontro, realizado em 2014, no município de Piraí, no Sul do estado.



O evento acontece até o final da tarde, com intervalo para almoço. Participam também palestrantes do TCE-RJ e MPC, para passar aos representantes das Controladorias municipais, orientações sobre a melhoria na gestão, considerando os princípios da publicidade, da economicidade e da transparência.

Além dos gestores de Campos, Rio e de Piraí, participam ainda representantes das Procuradorias de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Queimados, Nilópolis, Niterói, Comendador Levy Gasparian, Casimiro de Abreu, Santa Maria Madalena, Cordeiro, Petrópolis, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Itaperuna, Natividade, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e Bom Jesus do Itabapoana. Alguns municípios inscritos justificaram ausência.

À tarde, serão abordadas as deliberações nº 277/278 pelo Tribunal de Contas dos Estado que tratam da prestação de contas anual da Gestão 2017.



GRANDES EMPRESAS E PARCEIROS DO GRUPO KÉSSIO JHONIS DE COMUNICAÇÃO: